Ansiedade

Ansiedade é um sentimento desagradável de medo, apreensão e tensão derivado de antecipação de perigo, de algo incerto e desconhecido.

Pensemos o seguinte: a ansiedade é popularmente compreendida como medo relacionado ao futuro. Nesse sentido, primeiro precisamos analisar a questão do medo (insegurança/baixa autoestima).

A pessoa insegura tem receio e dificuldade em tomar decisões; não acredita em si próprio e não se acha capaz. Quando ela pensa no seu futuro, não acredita ser capaz de lidar ou relacionar-se com as experiências impostas pela vida. Neste momento, a pessoa passa a buscar soluções para um futuro inexistente, impreciso e incerto. Ou seja, um futuro do qual não temos controle, mas é capaz de produzir emoções e sensações no momento presente do indivíduo. Nesse caso, são produzidos pensamentos negativos que oportunizam percepções negativas, que culminam em emoções negativas, que influenciam diretamente em seus comportamentos e percepções, muitas vezes ilusórias e também negativas.

Sendo assim, verificamos que a origem de todo processo encontra-se nas crenças de medo, que projetam comportamento de insegurança e baixa autoestima.

Compartilhe seu amor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *