Eu tenho muitas expectativas?

Essa é uma pergunta que me faço, às vezes, especialmente, quando me frustro com algumas pessoas.

Toda vez que eu “espero” que o outro se comporte da maneira que eu gostaria, de acordo com as minhas expectativas, há a possibilidade da decepção acontecer.

Nosso comportamento está relacionado às nossas crenças, às nossas verdades, que foram construídas desde a infância, ou seja, a maneira como aprendemos a lidar com a vida.

Quando o assunto são as relações interpessoais isso parece que ganha uma lente de aumento, parece que tudo fica mais difícil, e isso ocorre por alguns motivos.

Mas a principal deles está relacionado a expectativa que fazemos em relação ao comportamento das pessoas, pois esperamos que elas se comportem da maneira que atenda aos nossos desejos e às nossas necessidades e isso nem sempre acontece.

Por isso a importância, na educação da criança, de ela receber “nãos”, pois é muito importante que aprenda que nem tudo ocorre de acordo com as expectativas dela. Isso não significa abandono, mas significa ensinar e educar para a vida em grupo, ou seja, em sociedade, lugar no qual todos têm necessidades e interesses.

O indivíduo seguro e com boa autoestima sabe que a vida tem seu próprio caminho e nem sempre as coisas serão simples. A pessoa segura compreende o tempo das coisas e vivenciará cada fato da vida de maneira a apresentar soluções para cada adversidade que surgir.

O indivíduo equilibrado emocionalmente não precisa diminuir, esquivar-se, manipular o outro para atingir seus objetivos, pois faz o que precisa ser feito e aceita as dificuldades com sabedoria.

E, sendo assim, o único comportamento que posso administrar é o meu, logo, eu só posso ter expectativas em relação a mim mesmo e ainda assim com limitações. Compreender nossas limitações e que as pessoas têm as suas próprias, é um passo para darmos leveza às relações, e assim criarmos menos expectativas.

Compartilhe seu amor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *