Insegurança e baixa autoestima é uma autopercepção desenvolvida a partir das crenças pessoais criadas ao longo da vida. As pessoas inseguras aprenderam a ser inseguras; portanto, podem desaprender. É por isso que hoje quero refletir sobre algumas dicas práticas para aumentar a sua percepção de segurança e autoestima.
Compreenda a origem do problema. A pessoa insegura se perde em seus pensamentos e fica remoendo ideias negativas, tornando-se confusa e dispersa. Desta maneira não consegue dimensionar o real tamanho do problema. Encontrar a origem do problema e dimensioná-lo é o ponto inicial.
Aprender a focar na solução das coisas. Uma característica presente em pessoas inseguras está relacionada às crenças de incapacidade. Neste modelo de pensamento a pessoa identifica que há um problema e não consegue “enxergar” soluções para ele. Neste caso, a dica é acalmar os pensamentos, aprender a encontrar possíveis soluções e focar nelas.
Aceite que você é uma pessoa que falha e acerta também. Com frequência a insegurança é desenvolvida em pessoas com mania de perfeição. Nunca estão satisfeitas consigo. Aceitar-se é um caminho seguro.
Nós nos tornamos seguros a medida que aumentamos nossas habilidades. Não adianta ficar reclamando; o que está sendo feito para melhorar seus talentos? Quanto mais praticamos mais seguros nos tornamos.
Não tente controlar tudo. Quanto maiores as expectativas de controle, maior a frustração. Pessoas que não relaxam e que necessitam controlar as situações, acabam se tornando ansiosas e sem confiança em si e nos outros, o que leva ao medo e às sensações de insegurança.
Estas são dicas que, se colocadas em prática, podem ajudar você a se sentir com maior tranquilidade e segurança para tomar decisões.
Até a próxima e fiquem bem!