O seu celular está te deixando nervoso(a)?

Quem nunca enviou uma mensagem e ficou esperando a resposta chegar imediatamente? Quem nunca fez uma postagem nas redes sociais e ficou contando o número de curtidas? Quem nunca foi fazer uma pesquisa sobre um determinado assunto e minutos depois nem sabia mais o que estava pesquisando? Estes são alguns comportamentos que demonstram como, a partir do uso do celular, criamos expectativas que nos levam a comportamentos ansiosos.


O que acontece é que entramos em pensamentos recorrentes e preocupados em como a nossa mensagem foi recebida pelo outro. De alguma forma, nós controlamos o envio e tentamos controlar o recebimento. Preocupamo-nos como a outra pessoa reagirá, pois, queremos saber se o efeito que gostaríamos de causar foi atingido. Em uma expectativa de controle, nos deparamos com situações incontroláveis.


A tecnologia trouxe a velocidade, o imediatismo, e com ele a ânsia, a ansiedade provocada pela incerteza, que alimenta a angústia e o mal-estar. Por isso precisamos de estratégias de como lidar com ela.


Que tal tentar?
* Desative as notificações do seu celular; você deve controlar suas interações e não o contrário;
* Defina horários para visualizar e responder mensagens, separando trabalho e vida pessoal;
* Determine e deixe claro os seus limites para as pessoas;
* Utilize aplicativos que te ajudem a gerenciar suas interações no celular;
* Dedique seu tempo a outras atividades fora do celular;
* Na hora das refeições deixe o celular fora do alcance intencionalmente;
* Tenha pausas em que não haja uso da tecnologia.


A tecnologia sem dúvidas nos proporciona inúmeras possibilidades para nossa vida profissional e pessoal, entretanto, há a necessidade de encontrarmos maneiras de utilizá-la sem nos tornamos reféns emocionais dela.


Afinal, seu celular controla você ou você controla seu celular?

Compartilhe seu amor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *