Não há só um jeito de administrar a ansiedade e, na verdade, cada um de nós deve encontrar suas próprias ferramentas. Mas acredito que podemos aprender nos inspirando nas ideias que estão dando certo. Por isso que hoje quero falar de mais algumas ações que fazem parte do meu planejamento contra a ansiedade.
1. Higiene do sono
Dormir bem é fundamental para descansar o corpo e a mente, mas a pessoa ansiosa costuma ter muita dificuldade. Mas, vamos lá, eu tenho os meus rituais que me ajudam muito. Diminuir a ingestão de alimentos “pesados” algumas horas antes de ir dormir; utilizar a tecnologia a favor do sono, músicas calmas, meditação; um banho quente e relaxante; diminuir os barulhos da casa e a iluminação e por fim, constância nos horários de dormir e levantar.
2. Escreva sobre o que está sentindo
Escreva e descreva para si mesmo os seus medos e inseguranças; depois analise e dimensione o tamanho dos seus problemas, talvez, você descubra que eles não são tão grandes assim ou que a solução está ao seu alcance.
3. Pague suas contas em dia
Planeje suas finanças, faça o gerenciamento de dívidas e pague as contas em dia, e não deixe que questões financeiras tirem seu sono.
4. Peça ajuda e/ou delegue
Se não temos tempo para resolver tudo que precisamos, peça ajuda e/ou delegue para quem possa fazê-lo. Ou seja, deixe de ser centralizador e confie nas pessoas.
5. Coloque-se na sua agenda
Não adianta ter uma agenda organizada se você não estiver nela. Você precisa ter tempo para você, para ler, estudar, para as atividades físicas, para se cuidar; coloque-se em sua agenda.
6. Dimensione o problema
A autocobrança, o autoengano, desculpas verdadeiras são estratégias emocionais, que distorcem a realidade, e por consequência tomamos decisões com base em dados equivocados, portanto seja assertivo e dimensione o tamanho certo do problema.
Caso você esteja em sofrimento emocional procure orientação de um profissional da saúde mental.