Pessoas com modelo de comunicação passivo-agressiva gostam de mandar indiretas, falam o que pensam das pessoas, mas nunca para a própria pessoa, estão sempre criticando alguém.
Elas se comportam de maneira dissimulada, fazem-se de sonsas e quando confrontadas dizem que “não era bem assim”, sempre se esquivam.
Por trás deste comportamento o que encontramos é muita insegurança, medo, baixa autoestima. São indivíduos controladores que acreditam que sempre têm razão, e quando não têm argumentos revidam de forma agressiva e se escondem, através de jogo de palavras. Por isso fuja deste modelo de comunicação. E quando encontrar esse modelo faça o seguinte:
1. Não repita o comportamento dela, não devolva com a mesma moeda, procure manter a calma e exercite a sua assertividade.
2. Quando encontramos pessoas assim, por mais que elas nos irritem é necessário ter calma e se posicionar, e deixar claro para ela que a forma que ela está se apresentando não é aceitável.
3. Abra um caminho de comunicação, incentivando a pessoa a focar no ponto central a ser discutido.
4. Outra forma para diminuir as posturas passivo-agressiva é ouvir atentamente o que ela tem para dizer e responda pontualmente com clareza, firmeza, demonstrando segurança e que você tem o controle da situação e não entrará em confronto.
5. Ajude a pessoa a ter mais confiança, deixando claro que não haverá julgamentos de sua parte, e sim uma busca de caminhos comuns.
Não é fácil, mas se praticarmos nossa comunicação assertiva, além de nos posicionarmos, ajudamos o outro a se comunicar melhor.
E aí, você conhece alguém passivo-agressivo?
Até a próxima e fiquem bem!